Casa

Estilo provençal de decorar encanta, inspira até hoje

Tons pastel de azul, lavanda e rosa se misturam ao branco dos móveis, das roupas de cama aos utensílios

28/06/2012 21:09

Com Ana Letícia / Anita Bem Criada e Recicla e Decora

Tamanho da letra A+ A-

Foto: Divulgação

O estilo provençal de decorar vem de Provence, região situada no sul da França

O estilo provençal de decorar vem de Provence, região situada no sul da França

A antiguidade e os detalhes presentes numa cozinha ou sala em decoração provençal cria um toque chique e elegante em estilo clássico de cozinha de fazenda francesa.

 A decoração com predominância branca e objetos que resgatam o aconchego nesse ambiente tão importante da casa é uma sugestão para quem está pensando em reformar e decorar a cozinha.

O estilo provençal de decorar vem de Provence, região situada no sul da França que batizou esse estilo simples e romântico de decorar. E esse mesmo cenário encantador serviu de inspiração para algumas obras de Van Gogh. Na culinária a Provence contribuiu com o conhecido mix de ervas aromáticas que são o tempero-base da cozinha mediterrânea, as Herbs de Provence, ou ainda, “bouquet garnit” para os conhecedores da culinária.

 Da falta de condição financeira em algumas regiões da França surgiu uma alternativa criativa. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência que criou o estilo. Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, e a decorou dessa maneira, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.

 Tons pastel de azul, lavanda e rosa se misturam ao branco dos móveis, das roupas de cama, dos utensílios de decoração. Além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês. Lindo!

  • Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.